Cuidar da saúde mental é cuidar da vida

Quando falamos em saúde mental, logo vêm à mente a terapia, mas para manter sua saúde mental, só isso não basta.

A saúde mental é o somatório de muitos indicadores na nossa vida.

Boa saúde física te proporciona tranquilidade. E para isso é preciso alimentarmos bem, praticarmos atividades física, descansar, dormir bem. Ter uma rotina saudável e equilibrada auxilia na manutenção do nosso bem estar.

Boa saúde afetiva deixa nosso coração calmo. Nada de dores de cabeça ou preocupações de revirar o estômago. Estar na companhia de pessoas que te fazem bem, cuidar das relações com diálogo para não deixar mágoas e mal entendidos embaixo do tapete.

Boa saúde profissional e financeira. Afinal, precisamos pagar o preço por vivermos nesse sistema. Realização profissional, investimento na carreira, reconhecimento e principalmente estar satisfeito com o trabalho que você desempenha. Ter a vida financeira em ordem e sem dívidas, nos proporciona estabilidade e segurança por sabermos que é possível suprir nossas necessidades materiais.

Lazer, descanso e passar um tempo na natureza também ajudam a revigorar nosso corpo e nossa mente.

Sei que são muitos fatores para serem cuidados, praticamente todas as dimensões da vida de uma pessoa. 

Começa aos poucos e vai com calma. À medida que uma coisa for entrando nos eixos, fica mais fácil passar para o próximo setor a ser cuidado. E assim por diante. Tentar fazer malabarismo com tudo ao mesmo tempo pode não dar certo de primeira e te deixar frustrada.

Se precisar de ajuda, busque terapia. Tudo flui melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.