Tem sido assunto recorrente algo chamado Fake News, um nome moderno pro antigo “kaô”. Que de uma forma simples ou mais elaborada, não deixam de ser apenas mentiras.
Nós não somos muito bons em detectar mentiras. Uma das coisas que podem nos ajudar a identificar o que é verdade é buscar checar os fatos, conhecer a origem da informação e cruzar dados para encontrar apenas coerências.

Quantas pessoas você conhece que estão dispostas a ter todo esse trabalho apenas para se certificar de que uma verdade é verdadeira?

O whatsapp tem feito sua parte ao identificar mensagens encaminhadas muitas vezes, com a finalidade de mostrar às pessoas que essa mensagem não veio de sua fonte original, ela pode estar sendo propagada como um vírus.

Por falar em propagar, você sabe o que faz com que essas inverdades se propaguem rapidamente? É a vontade das pessoas de acreditar em algo bom.

Você já deve ter recebido mensagens com promessas de doações de leite, de cadeira de rodas, de valores para cirurgias, tudo isso em troca de curtidas e compartilhamentos. Você desconfiou se eram verdadeiras ou compartilhou na tentativa de ajudar alguém?

É uma triste verdade, mas atualmente devemos ter o pé atrás com tudo. Um pouquinho de desconfiança não faz mal a ninguém. Pode até nos ajudar a seguir num rumo melhor.